O que é?
A esteatose hepática é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado. É uma condição cada dia mais comum, acometendo um em cada três indivíduos adultos, mas o número é ainda maior em diabéticos e obesos graves.
Em parte desses pacientes, uma inflamação das células hepáticas associada à esteatose pode estar presente , o que é chamada de esteato-hepatite. Se não controlada, a esteato-hepatite não alcoólica tem o potencial de evoluir para a cirrose hepática e, até mesmo, câncer hepático.
O que causa esteatose hepática?
-Abuso de álcool,
-Hepatites virais,
-Uso de medicamentos como os corticoides ou uso de anabolizantes.
A causa mais comum é a Doença hepática gordurosa não alcoólica, que está relacionada a alteração da glicose, alteração do colesterol/ triglicerídeos ou obesidade visceral e propicia um maior risco de desenvolver Diabetes ou doenças cardiovasculares.
Como diagnosticar?
Grande parte dos casos são descobertos por meio de exames de rotina, como ultrassom/tomografia ou exames de sangue, com elevação das enzimas do fígado. Há casos em que são necessários também, a realização de biópsia hepática ou elastografia.
O que o paciente sente?
Nos quadros leves, a doença é assintomática. Os sintomas aparecem quando surgem as complicações da doença.
Inicialmente as queixas são dor abdominal, aumento do tamanho do fígado, cansaço, fraqueza e perda de apetite. Nos estágios mais avançados de esteato-hepatite, com inflamação e fibrose que resultam em insuficiência hepática, podem apresentar ascite (“barriga d água), confusão mental, hemorragias, entre outros.
Como tratar?
O manejo da esteatose requer a identificação e possível tratamento específico da causa, bem como uma avaliação e orientação multidisciplinar. É necessário acompanhamento médico e, em casos especiais, uso de alguns medicamentos, acompanhamento nutricional e atividade física programada.
Os primeiros passos para o tratamento são, portanto, a :
-mudança para um estilo de vida saudável,
-alimentação equilibrada e
-atividade física frequente.
Portanto, se você tem esteatose procure um especialista.
Dra. Heloise Kênia P. de Oliveira Veloso
Gastroenterologista
Av. Santa Mnica, 440, sala 114, So Gonalo, Janaba (MG). CEP: 39440-000 - Seg. Sex. de 8h s 12h e de 14h s 18h
Telefones: (38) 3821-9182 (fixo) / (38) 9995-9182 (vivo) / (38) 9197-9890 (tim)